sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Ah, mas ela é tão... BOAZINHA
Poucas coisas na vida me irritam tanto quanto ser chamada de boazinha. Odeio essa palavra.
Ser boazinha é diferente de ser uma pessoa boa, generosa.Ou mesmo de ser fofa, gracinha, gente boa... Boazinha é, na verdade, o jeito mais curto e simples de dizer surda-muda-telepática-sem-opinião-própria. Um horror.
Ok. Eu sei que a maioria das pessoas usa essa bendita palavra com a melhor das intenções, só que não adianta... meu desgosto continua exatamente igual. Mas, se acalme, já vou explicar meus motivos.
Primeiro façamos um teste: se algum amigo seu descrevesse para você uma pessoa que você não conhece em apenas uma palavra - adivinha qual! Sim, sim, essa mesma que você está pensando: boazinha.
"Fulana é tão boazinha..."(olha só que ternura).
Diz aí, como foi que você imaginou essa criatura? Feche os olhos, metalize, concentração: boazinha, boazinha, boazinha... Uma moça pequena, bochechas rosadas, vestida comportadamente com tons pastéis dos pés à cabeça. Tem um ar que oscila entre o maternal e o infantil e faz cara de quem quer ser adorável durante todo o tempo.
Em outras palavras: sem graça que nem picolé de chuchu.
Talvez seja por causa desse esteriótipo insosso de menina-porcelana que as opiniões da boazinha nunca sejam levadas em conta. Nem suas crises, seus nervosismos, ou sua TPM. E quando fica irritada, então? Como a boazinha clássica tem aquele temperamento calmo, sereno, de quem não discute por qualquer coisa, as pesssoas acham que ela não tem capacidade de irritar. Aí, quando em um belo dia a paciência da boazinha acaba e ela decide virar a mesa, acaba escutando as críticas mais severas. "Ai, mas achei que a fulana era mais calma...", "poxa, achei que eu conhecia a Fulana, mas você viu como é nervosinha?"
Que ódio.
Pior ainda: tem muita gente que pensa que ser boazinha é sinônimo de ser boba. Sabe assim, daquele tipo que nunca diz não? Que tá sempre querendo agradar todo mundo? Que tem a devoção de uma freira e a disciplina de um poodle bem adestrado? Pois é. Tem muita gente que abusa. Afinal, a boazinha é tão prestativa, né? Tá sempre tão disposta a ajudar, é tão fofa... "Pede pra ela , que ela que eu tenho certeza de que ela nem vai se importar de fazer!"
Na verdade, acho que as pessoas não param mesmo pra pensar se a boazinha gosta de ajudar ou não. Mas elas têm certeza de que ela é adorável demais para reclamar.
E olha, esse texto realmente não pretende disseminar a discórdia entre as boazinhas e as criaturas que abusam delas. Muito menos acabar com a gentileza e com a boa vontade de quem acha importante ser legal.
Acho que é mais um desabafo de quem tem profuuundo conhecimento de causa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
hahahahaha!
Suuuper te entendo, amiga! Ótimo desabafo, falou por todas nós.
Concordo totalmente! Mas que fique registrado, nunca pensei em você como uma pessoa "boazinha", no sentido bobo de ser. =)
só não me chamem de "querida". UUURRR >_<
olha...acho que se alguem me chamar de boazinha eu vou ficar brava!hauhau =) adorei o blog..mto fofo (milene-enf/cotuca!^^)
bjooos
Postar um comentário