sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ah, mas ela é tão... BOAZINHA


Poucas coisas na vida me irritam tanto quanto ser chamada de boazinha. Odeio essa palavra.

Ser boazinha é diferente de ser uma pessoa boa, generosa.Ou mesmo de ser fofa, gracinha, gente boa... Boazinha é, na verdade, o jeito mais curto e simples de dizer surda-muda-telepática-sem-opinião-própria. Um horror.

Ok. Eu sei que a maioria das pessoas usa essa bendita palavra com a melhor das intenções, só que não adianta... meu desgosto continua exatamente igual. Mas, se acalme, já vou explicar meus motivos.

Primeiro façamos um teste: se algum amigo seu descrevesse para você uma pessoa que você não conhece em apenas uma palavra - adivinha qual! Sim, sim, essa mesma que você está pensando: boazinha.

"Fulana é tão boazinha..."(olha só que ternura).

Diz aí, como foi que você imaginou essa criatura? Feche os olhos, metalize, concentração: boazinha, boazinha, boazinha... Uma moça pequena, bochechas rosadas, vestida comportadamente com tons pastéis dos pés à cabeça. Tem um ar que oscila entre o maternal e o infantil e faz cara de quem quer ser adorável durante todo o tempo.

Em outras palavras: sem graça que nem picolé de chuchu.

Talvez seja por causa desse esteriótipo insosso de menina-porcelana que as opiniões da boazinha nunca sejam levadas em conta. Nem suas crises, seus nervosismos, ou sua TPM. E quando fica irritada, então? Como a boazinha clássica tem aquele temperamento calmo, sereno, de quem não discute por qualquer coisa, as pesssoas acham que ela não tem capacidade de irritar. Aí, quando em um belo dia a paciência da boazinha acaba e ela decide virar a mesa, acaba escutando as críticas mais severas. "Ai, mas achei que a fulana era mais calma...", "poxa, achei que eu conhecia a Fulana, mas você viu como é nervosinha?"

Que ódio.

Pior ainda: tem muita gente que pensa que ser boazinha é sinônimo de ser boba. Sabe assim, daquele tipo que nunca diz não? Que tá sempre querendo agradar todo mundo? Que tem a devoção de uma freira e a disciplina de um poodle bem adestrado? Pois é. Tem muita gente que abusa. Afinal, a boazinha é tão prestativa, né? Tá sempre tão disposta a ajudar, é tão fofa... "Pede pra ela , que ela que eu tenho certeza de que ela nem vai se importar de fazer!"

Na verdade, acho que as pessoas não param mesmo pra pensar se a boazinha gosta de ajudar ou não. Mas elas têm certeza de que ela é adorável demais para reclamar.

E olha, esse texto realmente não pretende disseminar a discórdia entre as boazinhas e as criaturas que abusam delas. Muito menos acabar com a gentileza e com a boa vontade de quem acha importante ser legal.

Acho que é mais um desabafo de quem tem profuuundo conhecimento de causa.

4 comentários:

Julia Carvalho disse...

hahahahaha!

Suuuper te entendo, amiga! Ótimo desabafo, falou por todas nós.

Amanda disse...

Concordo totalmente! Mas que fique registrado, nunca pensei em você como uma pessoa "boazinha", no sentido bobo de ser. =)

babi disse...

só não me chamem de "querida". UUURRR >_<

Mi disse...

olha...acho que se alguem me chamar de boazinha eu vou ficar brava!hauhau =) adorei o blog..mto fofo (milene-enf/cotuca!^^)
bjooos